A demanda deste serviço é muito grande. Assim sendo, o CCSEM cuidadosamente elaborou o curso de Consultoria Administrativa do Seguro DPVAT (CCASED), bem como o curso de Consultoria Administrativa de Reanálise do Seguro DPVAT (CCRSD).

I. Apresentação do curso

É parte integrante do PROJETO SINAL ABERTO/Núcleo de Assistência Social às Vítimas no Trânsito, além da pesquisa sobre Nexo Causal, um cronograma de cursos.

II. Justificativa do curso

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), bem como os Departamentos de Trânsito estaduais (DETRANS) e o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), além de cuidar dos assuntos de trânsito, como estabelecimento de normas complementares, participação em programas de educação e segurança no trânsito, seminários, avaliação de candidatos à habilitação, ainda desenvolvem cursos como legislação de trânsito, requalificação didática de instrutor de trânsito, entre outros. No entanto, essa infinidade de ações faz com que tais órgãos fiquem engessados para desenvolver ações específicas sobre o sinistro DPVAT e os direitos dos vitimados no trânsito, como um curso de capacitação técnica em seguro DPVAT para agentes públicos e/ou interessados. Pensando nisso, o CCSEM teve esta iniciativa, pois uma grande preocupação da instituição é em relação aos números alarmantes de vítimas de acidentes no trânsito que, a cada ano, independentemente de todas as campanhas de conscientização veiculadas na mídia, as estatísticas crescem indiscriminadamente e, com isso, vitimando milhares de pessoas e desestruturando números astronômicos de famílias e lares brasileiros.

III – Objetivo dos cursos

Capacitar multiplicadores de informação sobre o DPVAT, assunto de grande cunho social.

IV – Público alvo

Advogados, fisioterapeutas, despachantes, dentistas, procuradores, além de estudantes destas áreas e áreas afins, entre outros.
Os cursos sobre DPVAT serão disponibilizados em breve.

V – Material didático

Apostila

VI – Conteúdo programático

Abrange histórico do Seguro DPVAT, estrutura administrativa relacionada ao seguro, estudo das leis relacionadas, conceitos fundamentais para a compreensão do tema, análise dos tipos de sinistro e das coberturas, documentação necessária, valores pagos, estatísticas e pesquisas relacionadas ao tema.

VII – Certificação:

Após a realização do teste avaliativo do curso, o participante receberá certificado emitido pelo CCSEM, que será entregue em sua residência, cabendo frisar que, para o aluno que estiver matriculado no ensino superior, este certificado comprovará atividade extracurricular.